-
Arquitetos: Estudio Diagonal
- Área: 15 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Nicolás Saieh
-
Fabricantes: Arauco, GRAPHISOFT
Descrição enviada pela equipe de projeto. O contraste entre uma geometria radical e as formas orgânicas da floresta configuram o primeiro cenário arquitetônico a se confrontar neste abrigo. A relação entre construção e a paisagem é tensionada, convidando assim a uma leitura crítica da forma como um volume construído pode fazer vibrar as qualidades presentes no local.
Encomenda: Projetar um espaço confortável que convide ao descanso e à desconexão. Ele deve responder a um uso diário, mas não intensivo. O abrigo deve ocupar a superfície mínima, e ao mesmo tempo servir como um artefato para amplificar as qualidades naturais de onde se situa.
Localização: A obra está localizada em uma floresta tropical, perto da cidade de La Union, no sul do Chile. Depois de um exaustivo reconhecimento, foi encontrado um local na beira de uma encosta que desce até o rio Radimadi. As vistas, as condições de iluminação e o som suave da água indicavam que seria o local de implantação certo para o projeto. Esta clareira nas árvores se apresenta como uma oportunidade para minimizar o impacto que a construção pode ter sobre a floresta.
Programa: É resolvido em três atos...
O primeiro corresponde ao terraço de acesso, com dimensões em plantas iguais ao perímetro interior. O terraço se apresenta como um contraponto ao resto do complexo e proporciona uma relação de escala entre exterior e interior. É o espaço onde acontecem reuniões com amigos, churrascos e o descanso ao ar livre.
O segundo ato se apresenta no primeiro pavimento interno, que cumpre os usos diurnos: cozinha, sala de jantar e sala de estar. Aqui é possível assistir a uma tarde chuvosa de inverno através de uma grande janela de altura dupla enquanto desfruta de uma xícara de café no calor de um pequeno fogão.
Finalmente, no segundo pavimento, acontece o último ato, o espaço da vida privada: dormitório e banheiro. O acesso se da por meio de uma escada. Uma forma não convencional de preencher a circulação vertical é proposta, expandindo assim as possibilidades da planta.
Dimensões: Em planta, tem 3,00 m x 3,00 m. A altura do pé direito em seus dois pavimentos é de cerca de 2,40 m cada. A dupla altura presente na área de moradia, correspondente a 4,80 m, reitera a ideia de expandir o espaço no eixo vertical. O conjunto tem um total de 15 m2 no interior e 9 m2 de terraço.
Materialidade: Neste projeto foram utilizados materiais de fácil acesso e de baixo custo. É fundamental compreender plenamente como a construção será executada e quem será o responsável pela mão-de-obra. Principalmente no caso da madeira de pinho, que é utilizada em dimensões padrão, o que ajuda a alcançar uma otimização na construção. Trabalhamos com base no conhecimento tradicional da construção em madeira, portanto, no interior, o sistema de construção é intencionalmente aparente.